terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lançada primeira versão do framework JFERA!

 Olá visitante,

 Nos últimos 8 meses estive desenvolvendo uma aplicação real utilizando Adobe Flex e o Google App Engine. Já postei aqui a aplicação, que se chama Revelação Virtual. Durante esse período foi intenso o aprendizado para integrar a tecnologia Flex, que permite fazer interfaces muito bonitas e responsivas, no Google App Engine, servidor fornecido pelo Google. Pensei que seria interessante repassar o conhecimento para outras pessoas.

 Dessa maneira, fui desenvolvendo em paralelo um framework para integrar as duas tecnologias, aproveitando para documentar muitas dores de cabeça experiências. O resultado foi o JFERA (Java/Flex Easy Remote Architecture). O objetivo foi criar uma arquitetura simples para efetuar chamadas remotas Flex no Google App Engine. A documentação pode ser conferida em http://jfera.nuccitec.com.br. A documentação se encontra em inglês (pelo qual já peço desculpas adiantadas, já que nunca estudei a língua...rs), mas já enviei um artigo para ser postado na revista MundoJ, e assim que eu souber em qual edição ele será incluído, se for incluído em alguma, venho aqui atualizar o blog.

 Diferente do JColtrane, onde contei com o Prof. Doutor Eduardo Guerra como mentor, esse framework eu desenvolvi sozinho. Não ter com quem tirar dúvidas realmente foi um grande desafio.

 A documentação não está 100% completa, mas já é possível fazer várias aplicações bacanas utilizando o projeto.

 Espero que gostem e me enviem sugestões.

 Até a próxima,
 Renzo Nuccitelli
Postar um comentário